08/07/2024 11h34

Professor conta experiências com o Programa Matemática na Rede

Este é mais um relato de uma série de reportagens com personagens que marcaram a trajetória do Matemática na Rede e que inspiram estudantes e professores capixabas.

O docente em Matemática, Hélio Muniz da Cunha, professor da Rede Estadual de ensino desde 1993, também leciona como professor do Matemática na Rede desde 2015, quando o Programa foi implementado. Atualmente, Hélio trabalha em duas escolas estaduais localizadas no município de Jaguaré, na região Norte do Espírito Santo.

O professor contou que, muito antes de iniciar no Programa, já atuava como voluntário, lecionando aulas de aprofundamento em Matemática com resolução de problemas, para estudantes da rede municipal e estadual, na época. Hélio começou como professor em Designação Temporária (DT) no ano de 1993, e se efetivou na Rede Estadual em 2010.

O Matemática na Rede, além de ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem a fim de contribuir com a formação integral dos estudantes, visa estimular a participação deles na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “Eu sempre gostei de competições, por isso, quando fui convidado a dar aula de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), por meio do Programa Matemática na Rede, foi uma alegria, pois eu já atuava como professor voluntário, e isso só veio a me agregar. Estou há quase dez anos como professor do Programa”, disse.

Segundo o professor, durante esses anos de Iniciação Científica em Matemática, foram acumuladas, aproximadamente, 20 medalhas e mais de 70 Menções Honrosas na OBMEP. Essas premiações refletem o trabalho e o empenho do professor Hélio e de seus estudantes. “O Matemática na Rede faz a diferença na vida dos nossos estudantes, podemos observar isso com tantas premiações”, afirmou.

É ouro!

Entre as medalhas conquistadas pelos seus alunos, estavam premiações de prata e bronze, e o sonho do professor era que seus alunos conquistassem medalha de ouro. E o primeiro estudante orientado por ele a conquistar essa medalha, foi Guilherme Domingos Sanson, que participava da Iniciação Científica de Matemática (PicMat), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Tereza Altoé, em Jaguaré-ES.

Guilherme relatou que participou da OBMEP nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024. “O professor Hélio fez tudo ser possível. Ele mudou minha vida, minha visão de futuro, fez eu ver beleza em estudar a Matemática. Fez alguém que não sabia nem contas de dividir no 7º ano, ganhar medalha de ouro no 9º ano. O Hélio mudou vidas, e eu fui uma delas, com o trabalho que ele faz em sala de aula, motivando e incentivando os alunos é algo fabuloso e raro. Sinceramente, o professor Hélio merece todo reconhecimento do mundo”, pontuou.

Atualmente, Guilherme cursa o Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus, e disse ter planos de conquistar outra medalha de ouro pela OBMEP. O sonho do aluno é fazer a sua graduação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O professor contou ainda que muitos de seus alunos hoje atuam na área da Matemática, seja nos estudos, seja no trabalho. “Tenho ex-alunos que são doutores, que passaram pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), entre outras conquistas. Tenho muito orgulho do que eles se tornaram”, concluiu o professor Hélio Muniz da Cunha.

Escola

O diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Tereza Altoé, Igor Donizete Nunes Bravo, que acompanha o trabalho do professor Hélio, também falou sobre a importância de contar com um professor engajado.

“Hélio é um verdadeiro mestre da Matemática, é uma inspiração para muitos. Ele é conhecido por seu método envolvente e apaixonado de ensinar. Ele consegue transformar conceitos complexos em lições interessantes e acessíveis para todos. Seu segredo está em conectar a Matemática ao cotidiano dos alunos, mostrando como é aplicada em diversas situações do dia a dia”, relatou.

Segundo Igor, o professor dedica tempo extra para preparar seus alunos para competições como a OBMEP, organiza grupos de estudo, oferece mentorias individuais, e cria desafios matemáticos que estimulam o raciocínio lógico e a criatividade.

“Seu entusiasmo é contagiante, e isso motiva os estudantes a se dedicarem ainda mais. Graças ao empenho do professor Hélio, muitos alunos têm alcançado resultados excepcionais na OBMEP, destacando-se em níveis estadual e nacional. Ele não só contribui para o sucesso acadêmico dos estudantes, mas também desperta neles um amor genuíno pela Matemática”, afirmou o diretor Igor.

Matemática na Rede

O Programa Matemática na Rede conta com três projetos, sendo: Preparando Campeões, Monitoria de Matemática, e Iniciação Científica de Matemática (PicMat). Conheça cada um deles, acessando: https://matematicanarede.sedu.es.gov.br.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br