01/05/2020 13h30 - Atualizado em
18/06/2020 16h08
Secretaria da Educação cria Programa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais para alunos da Rede Estadual
Com a suspensão das aulas presenciais para conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19) e o fim do recesso, que se dará neste sábado (04), as escolas da Rede Estadual terão regime especial de atividades pedagógicas não presenciais. O Programa EscoLAR, como será chamado, foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (02). Os estudantes das escolas públicas da Rede Estadual terão acesso a aulas disponíveis em sites e aplicativos on-line, de modo a darem continuidade ao processo educativo do ano letivo de 2020. A previsão é de que isso seja disponibilizado na próxima semana.
O Programa foi instituído pela Secretaria da Educação (Sedu), através da Portaria nº 048-R e contempla os recursos que irão apoiar as escolas e os professores a continuarem o processo de ensino e aprendizagem por meio da complementação dos conhecimentos já adquiridos e do desenvolvimento de novas aprendizagens pelos estudantes favorecendo, ainda, o reforço escolar.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, as atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) consistem em atividades escolares vinculadas ao desenvolvimento de conteúdos previstos nos documentos curriculares propostos pela Sedu e que sejam previamente planejadas e elaboradas pelo professor, acompanhadas e coordenadas pela equipe pedagógica da escola, com o intuito de serem ofertadas aos estudantes fora do ambiente escolar.
“A criação deste programa, neste contexto da pandemia do Coronarírus, é importante, pois permite sistematizar as atividades e as nossas ações, nesse momento em que as escolas se encontram fechadas. Nós necessitamos desenvolver as atividades à distância, com uso de tecnologia ou não. O programa EscoLAR poderá, também, se estender a médio e longo prazo em outras ações, a exemplo de aulas de reforço, que poderão bem ser feitas à distância", disse.
O conteúdo curricular foi reorganizado para atender as necessidades dos alunos em cada nível, etapa e modalidade de ensino da Educação Básica, considerando a proposta curricular do Espírito Santo.
As unidades escolares poderão, também, utilizar outros recursos disponíveis para estabelecer a mediação da aprendizagem com os estudantes, inclusive, com momentos on-line, para esclarecimento de dúvidas e/ou apoio na resolução das atividades, como: grupos no WhatsApp, Telegram ou Facebook; fóruns no Google Sala de Aula; e-mails; entre outros.
O Programa foi instituído pela Secretaria da Educação (Sedu), através da Portaria nº 048-R e contempla os recursos que irão apoiar as escolas e os professores a continuarem o processo de ensino e aprendizagem por meio da complementação dos conhecimentos já adquiridos e do desenvolvimento de novas aprendizagens pelos estudantes favorecendo, ainda, o reforço escolar.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, as atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) consistem em atividades escolares vinculadas ao desenvolvimento de conteúdos previstos nos documentos curriculares propostos pela Sedu e que sejam previamente planejadas e elaboradas pelo professor, acompanhadas e coordenadas pela equipe pedagógica da escola, com o intuito de serem ofertadas aos estudantes fora do ambiente escolar.
“A criação deste programa, neste contexto da pandemia do Coronarírus, é importante, pois permite sistematizar as atividades e as nossas ações, nesse momento em que as escolas se encontram fechadas. Nós necessitamos desenvolver as atividades à distância, com uso de tecnologia ou não. O programa EscoLAR poderá, também, se estender a médio e longo prazo em outras ações, a exemplo de aulas de reforço, que poderão bem ser feitas à distância", disse.
O conteúdo curricular foi reorganizado para atender as necessidades dos alunos em cada nível, etapa e modalidade de ensino da Educação Básica, considerando a proposta curricular do Espírito Santo.
As unidades escolares poderão, também, utilizar outros recursos disponíveis para estabelecer a mediação da aprendizagem com os estudantes, inclusive, com momentos on-line, para esclarecimento de dúvidas e/ou apoio na resolução das atividades, como: grupos no WhatsApp, Telegram ou Facebook; fóruns no Google Sala de Aula; e-mails; entre outros.
Confira: Portaria Nº 048-R - Programa EscoLAR