28/08/2020 15h41 - Atualizado em 28/08/2020 16h23

Secretaria da Educação realiza webconferência com diretores escolares

Mediaram a reunião on-line o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; as subsecretárias Isaura Nobre e Andrea Guzzo, e os subsecretários Josivaldo Barreto e Aurélio Ribeiro.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma webconferência com os diretores das escolas da Rede Estadual de Educação, com a pauta concentrada nas questões relativas à expectativa de retorno das aulas presenciais. Mediaram a reunião o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; as subsecretárias Isaura Nobre e Andrea Guzzo; e os subsecretários Josivaldo Barreto e Aurélio Ribeiro.

Vitor de Angelo afirmou, de forma bastante incisiva, que nenhuma atitude precipitada será tomada. “Essa é uma decisão que depende de um posicionamento das autoridades de saúde, garantindo a segurança para esse retorno”, disse. O secretário assegurou aos diretores que essa é uma decisão que será divulgada com antecedência, visando à organização das unidades escolares.

O subsecretário de Estado de Finanças e Administração, Josivaldo Barreto, fez sua fala ressaltando a publicação, em breve, de uma nova portaria que regulamentará a distribuição das cestas básicas às famílias dos estudantes da Rede Estadual, cadastradas no CadÚnico, e sobre a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), específicos para cuidadores. Entre outros assuntos da reunião estiveram também questões ligadas ao uso dos recursos do Programa Estadual de Gestão Financeira Escolar (Progefe).

O subsecretário de Estado de Suporte à Educação, Aurélio Meneguelli Ribeiro, respondeu, entre outras questões, sobre as obras de infraestrutura nas escolas e sobre a distribuição das cestas básicas, além de explanar sobre pontos de rotina das escolas referentes ao trabalho dos vigilantes e dos auxiliares de serviços gerais.

As subsecretárias de Estado de Planejamento e Avaliação e de Educação Básica e Profissional, Isaura Nobre e Andréa Guzzo, respectivamente, sanaram dúvidas sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), o ciclo do Curriculum Continuum 2020-2021, sobre o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), registros no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges) e Formação Inicial de Diretores.

A assessora de Gestão Escolar da Sedu, Alessandra Alves, comentou sobre a importância do diálogo com os diretores. “Na impossibilidade de mantermos as agendas presencias, a Sedu vem buscando alternativas para diminuir, cada vez mais, a distância com a escola. As reuniões on-line com os diretores fazem parte dessa iniciativa e, provavelmente, serão mais constantes em nossas agendas. Entendemos que são muito positivas as ações que buscam ouvir os diretores e orientá-los, da maneira mais unívoca possível. Unificar a reunião permite dar orientações e dirimir dúvidas de modo uniforme, compreendendo e valorizando o que a Rede Pública Estadual de Ensino tem de mais precioso e que nos faz, de fato, uma rede: a equidade”, destacou Alessandra Alves.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043