21/05/2021 10h35

Apoie promove encontros formativos sobre Notificação de Violências e Busca Ativa Escolar

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), realizou, nessa quinta-feira (20), dois encontros on-line que fazem parte da Formação Inicial das equipes da Apoie, nas Superintendências Regionais de Educação (SREs).

O primeiro encontro, pela manhã, mediado pela coordenadora da Apoie na Secretaria da Educação, Priscila Maria do Nascimento Pereira, discorreu sobre a temática “Rede de Proteção e cuidados em saúde para pessoas em situação de violência” e também sobre o preenchimento da ficha de Notificação de Violências no âmbito da Educação.

O momento contou com a participação da analista em Gestão de Saúde Edleusa Gomes Ferreira Cupertino, servidora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (Sesa), e da técnica da Vigilância de Violências da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Nuprevi), Solange D. Lanna.

O segundo encontro foi realizado no período da tarde e recebeu a gerente de Estatística e Informação Educacional e coordenadora do Programa Todos na Escola da Secretaria da Educação, Débora Resende Maranhão, e a técnica referência da Busca Ativa Escolar, Monique Perini. Elas abordaram a temática da ação e as interfaces possíveis com a atuação das equipes de Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar.

Priscila Nascimento abordou ainda reflexões sobre o Capítulo de Aspectos Psicossociais, presentes no documento do Plano de Retorno às Aulas Presenciais no contexto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e como a Apoie pode atuar junto às demandas, buscando diminuir os casos de abandono e evasão escolar neste contexto.

O público-alvo dos encontros foi formado por psicólogos e assistentes sociais das equipes da Apoie-SREs e, ainda, os supervisores escolares e pedagógicos.

Apoie

A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) tem como objetivo promover ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando a contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, bem como fomentar, junto à escola, a construção de narrativas e soluções que colaborem positivamente para o bem-estar, o rendimento escolar e a integração com a sociedade.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. É composta por uma metodologia social e uma plataforma tecnológica que apoiam municípios e estados na identificação, na (re)matrícula e no encaminhamento de meninas e meninos aos demais serviços públicos. A Busca Ativa Escolar faz parte da iniciativa "Fora da Escola Não Pode!", para ajudar os municípios e os estados a combaterem a exclusão escolar.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata