15/09/2021 16h33

Equipes da Apoie realizam ações durante a Jornada de Planejamento Pedagógico

As equipes que compõem a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) das Superintendências Regionais de Educação (SRE) realizaram, nessa segunda-feira (13), ações durante a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP).

A assistente social Fabíola Ferreira dos Santos, da Apoie SRE Afonso Cláudio e a psicóloga Tayla Fonseca Oliveira da Apoie Central, promoveram um momento de acolhimento, escuta e interlocução com os profissionais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Abreu Alvim, localizada em Afonso Cláudio.

Na SRE de Barra de São Francisco, a dupla psicossocial composta pela assistente social Gabriella Fraga de Oliveira e o psicólogo Weverton Curty, conduziu o debate na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Santa Terezinha, localizada em Ecoporanga, sobre o trabalho desenvolvido pela Ação.

A equipe Apoie SRE Cariacica, formada pela assistente social Elaine de Souza Santana e a psicóloga Nathalie Camara Lima Tinoco, realizou uma ação orientativa acerca do Setembro Amarelo com os profissionais do Centro Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral (CEEFTI) Presidente Castelo Branco, de Cariacica. O evento contou com a presença da psicóloga Dilcineia Souza Bragança, docente do curso de Psicologia, da Faculdade Europeia de Vitória e psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Moxuara, em Cariacica.

Na Apoie da SRE Nova Venécia, a assistente social Luana Costa Spamer e a psicóloga Diana de Oliveira Silva organizaram, no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) Boa Esperança, o encontro “Diálogos com profissionais: caminhos que se fazem ao caminhar”, com o intuito de promover um espaço de discussão no ambiente escolar.

Essas ações estão previstas enquanto atividades das equipes Apoie-SREs, no Eixo Prevenção e Diálogos, visando a proporcionar espaços para discussão e construção coletiva de estratégias frente às demandas psicossociais que emergem no cotidiano escolar.

A Apoie foi criada pela Secretaria da Educação (Sedu) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos alunos, com a atuação de uma equipe de profissionais na promoção de ações psicossociais do cotidiano escolar.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata