Especialistas de Matemática e Língua Portuguesa participam de encontro para alinhar questões da Avaliação Diagnóstica
As avaliações serão realizadas no mês de julho por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realizou, nesta segunda-feira (29), um encontro entre os especialistas de Língua Portuguesa e Matemática para alinhamento das Matrizes de Referência e dos Itens (questões) que contemplarão as avaliações diagnósticas dos respectivos Componentes Curriculares.
Desde o mês de abril estão sendo realizados encontros periódicos de alinhamento das ações para a elaboração de avaliações diagnósticas de retorno às aulas presenciais.
As avaliações serão realizadas em meados de julho por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio dos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Inglês, Física, Química e Biologia.
Os encontros/reuniões online estão sendo coordenados pela Subgerência de Avaliação Educacional e tiveram a participação de representantes da Sedu e Caed, dentre eles subsecretários, gerentes, subgerentes, coordenadores e especialistas dos diferentes componentes curriculares.
Os encontros têm o objetivo de alinhar ações como:
- Organização e logística de aplicação das avaliações;
- Elaboração e validação das matrizes de referência e itens das avaliações;
- Processamento dos dados;
- Análise pedagógica e disseminação de resultados.
Ainda no mês de julho serão realizadas reuniões/encontros para a validação dos itens de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (data e horário a serem definidos).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br