17/04/2025 18h00

Estudantes da Rede apresentam projetos em evento internacional

Realizado no último sábado (12), o encontro reuniu jovens talentos de 8 a 18 anos de diversos países.

Dois projetos desenvolvidos por estudantes com Altas Habilidades/Superdotação da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, foram apresentados na edição 2025 do Global Innovation Field Trip (GIFT), considerado o maior evento científico on-line do mundo. O encontro reuniu jovens talentos de 8 a 18 anos de diversos países.

Durante uma transmissão internacional, os alunos da Rede Pública do Espírito Santo mostraram ao mundo o potencial transformador de uma educação que alia inovação, sustentabilidade e inclusão, com destaque para o projeto STEM Experiment in Space, que também será submetido à avaliação da Nasa (National Aeronautics and Space Administration).

A proposta, desenvolvida pela estudante Bárbara Rezende Martinelli, consiste no envio de sementes ao espaço utilizando balões equipados com cubos especiais, com o objetivo de estudar o processo de germinação sob radiação espacial. “Sinto-me muito feliz pelo reconhecimento do projeto do qual participei em 2024 e estou ansiosa por fazer parte dessa equipe internacional. É um momento marcante na minha vida e espero que essa experiência traga novidades para a ciência”, destacou a estudante.

O segundo projeto apresentado foi o Intelligent Garbage Collector, idealizado por Júlia Amorim Barreto. O equipamento, movido à energia solar, foi desenvolvido para otimizar a coleta de resíduos sólidos de forma sustentável.

De acordo com o professor responsável pela orientação dos projetos, Luiz Gustavo Gomes, ambas as ideias foram desenvolvidas durante a realização do projeto “Arte, Ciência e Tecnologia: o impacto ambiental de resíduos na biodiversidade marinha”.

“Receber o convite para participar do GIFT e apresentar os frutos do nosso trabalho foi uma surpresa extremamente positiva. É um reconhecimento que reforça o talento dos nossos estudantes e o poder transformador da educação. Ver nossa iniciativa ganhando repercussão internacional, com destaque em uma revista digital da Suíça, entrevistas em canais de TV e plataformas digitais, e até abrindo portas para conexões com a NASA, mostra como podemos inspirar jovens de diferentes partes do mundo a também se engajarem no cuidado com o planeta”, destacou o professor Luiz Gustavo Gomes.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI