30/04/2020 19h56

Governo do Estado prorroga fechamento de escolas até 31 de maio

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta quinta-feira (30), a prorrogação do fechamento das escolas da Rede Estadual, com a manutenção de atividades não presenciais, até o dia 31 de maio. A medida de prevenção ao avanço do novo Coronavírus (Covid-19) já vem sendo adotada pela Secretaria da Educação (Sedu) desde março, quando houve o recesso antecipado das aulas e, posteriormente, iniciadas as Atividades Pedagógicas Não Presenciais, por meio do Programa EscoLAR.

Casagrande também anunciou que mais 100 mil cestas básicas serão entregues para alunos da Rede Estadual cadastros no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Desde o início do mês, o Governo do Estado já distribui 97 mil cestas básicas para os alunos da Rede.

Outro ponto abordado pelo governador é abertura do processo seletivo para que professores gravem videoaulas. O IdeAção é um incentivo à divulgação de metodologias inovadoras e projetos pedagógicos, bem como a produção de objetos digitais educacionais por profissionais da Rede Estadual.

Entre os principais objetivos do IdeAção estão incentivar a reflexão da própria ação docente; dar visibilidade ao trabalho docente qualificado, exitoso, inovador, como forma de reconhecimento e valorização profissional; buscar soluções equitativas de acesso universal e iniciativas que incentivem a qualificação da prática docente; contribuir com a qualificação da prática pedagógica no sentido de estimular novas ações, a partir do conhecimento das iniciativas dos pares, formando uma rede de professores multiplicadores e contribuindo para o efetivo banco de formadores; entre outros.

EscoLAR

O Programa EscoLAR visa a atender aos 240 mil alunos da Rede Estadual nesse período, e consiste na transmissão dos conteúdos através da TV aberta e na utilização da plataforma Google Sala de Aula, por meio do aplicativo “EscoLAR”, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest). As transmissões são feitas pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4, com aulas exibidas às segundas, quartas e sextas-feiras e reprise do conteúdo às terças, quintas-feiras e sábados.

Como assistir às aulas?

Canais da TV aberta: 8.2, 8.3 e 8.4 nos horários que serão estipulados, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O cronograma de aulas com horários de exibição pode ser acessado no site: www.sedu.es.gov.br/escolar/grade-de-programação.

O que fazer se perder alguma aula?

Os horários das reprises na televisão estarão disponíveis no site (www.sedu.es.gov.br/escolar). O estudante que perder a transmissão da TV poderá acessar o conteúdo integral on-line em canal específico no Youtube: @EscoLAR. Caso o estudante tenha alguma dúvida ou não consiga acompanhar as transmissões, poderá entrar em contato com seus professores ou com profissionais da escola onde está matriculado.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon