15/07/2019 10h45 - Atualizado em 16/07/2019 13h39

Inscrições para formação de implementação do Currículo vão até esta segunda (15)

Profissionais indicados pelas escolas públicas serão selecionados para auxiliar na formação dos Docentes Cursistas (DC).

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está iniciando a formação para a implementação do Currículo do Estado do Espírito Santo. Até esta segunda-feira (15), os professores da Rede Estadual e das redes municipais de Ensino podem se inscrever para Docente Articular (DA), profissional estratégico na intermediação entre Sedu, União Nacional, os Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e municípios. Ou para Docente Cursista Articulador (DCA), profissional da escola que mediará a atividade de formação em seu turno.

Tais profissionais foram previamente indicados pelas escolas e participarão de uma formação específica entre os dias 24 e 30 de julho, para, depois, auxiliar na formação dos Docentes Cursistas (DC), que ocorrerá de agosto a novembro do corrente ano e envolverá formação em serviço e em ambiente virtual de aprendizagem, com divulgação das práticas formativas em um site.

“O documento e a formação foram elaborados em regime de colaboração pela Sedu e pela Undime. Participam desse processo 74 munícipios. Ou seja, é um documento produzido para o nosso território de forma democrática e colaborativa, bem como a idealização do início da sua implementação”, disse a assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, Aleide Cristina de Camargo.

Ela destaca, ainda, que o primeiro módulo da formação abrange o referencial teórico que é a linha condutora da sua produção: a Educação Integral, as competências socioemocionais e os temas integradores. “O documento já está pronto para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. Já a redação do currículo do Ensino Médio está ocorrendo nesse ano”, disse.

As inscrições para DA e DCA dos municípios estão disponíveis AQUI.

Já para o Estado, elas podem ser realizadas AQUI.

Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa