08/09/2021 13h22

Meio Ambiente é tema de disciplina eletiva em escola de Aracruz

Com o objetivo de contribuir com a formação dos alunos na questão socioambiental, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, localizada em Aracruz, tem abordado o tema “Reflorestando para salvar vidas”.

No primeiro semestre deste ano, durante a disciplina eletiva, componente da parte diversificada do curriculo, a abordagem foi desenvolvida nas turmas 9º 6 e 9º 4 do turno matutino, por meio de parceria com a disciplina de Ciências ministrada pelos professores Welington Peruch Júnior e Silvana Silva Soares.

"O tempo destinado a eletiva dentro da escola é um momento que enriquece o processo de ensino aprendizagem. É gratificante aprender com os nossos discentes e perceber que estes momentos têm contribuído para que eles se tornem pessoas questionadoras, conscientes e ativas. A alfabetização científica tem se tornado algo efetivo nas escolas por meio das eletivas e das áreas diversificadas", disse a professora de Geografia Rosangela Márcia da Silva.

O projeto contou com a abordagem teórica e ações práticas. Em uma das aulas, os alunos visitaram uma residência em Vila do Riacho, em cujo quintal há uma nascente. “Desde pequeno, minha família sempre me ensinou sobre a importância de viver em equilíbrio com o meio ambiente. A eletiva me ajudou bastante, ensinando como posso fazer para preservar e cuidar da nascente que tem no quintal da minha avó, plantando árvores ao redor e mantê-la sempre limpa para sua preservação”, contou o aluno Otávio Daniel Chagas Mercier.

Também assistiram a uma palestra com o professor Otávio Luiz Gusso Maioli, em que refletiram sobre o tema “O nosso meio ambiente e os impactos da humanidade sobre ele”.

A partir de contato com os proprietários da fazenda Gimuhuna, localizada nas proximidades de Vila do Riacho, a Escola obteve a autorização para que uma área de 200 metros quadrados no entorno da nascente fosse reflorestada com 40 mudas de árvores nativas pelos alunos da turma. Os proprietários da fazenda já assinaram os termos de anuência e de compromisso na manutenção e conservação da Área de Proteção Ambiental (APP).

Recentemente, em mais uma etapa do projeto, os alunos participaram de uma visita ao Morro do Aricanga onde fizeram uma caminhada ecológica na trilha da barriguda, inaugurando o reinício das ações de Educação Ambiental no parque.

A previsão é que no mês de setembro os alunos voltem à fazenda para fazer o plantio das árvores. A professora Rosângela Márcia comemorou: “graças ao ensino integral e a nova grade curricular, organizamos os conteúdos de Ciências e Geografia, elaborando uma disciplina eletiva com foco na conscientização da preservação ambiental e da sustentabilidade.

Foi dessa forma que no primeiro semestre deste ano surgiu a eletiva Minha Pegada, que trabalha a conscientização ambiental e o reflorestamento, como forma de ajudar estimular a mentalidade de preservação ambiental e sustentabilidade nos alunos dos 9° Anos”.

O meio ambiente é um dos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular e visa a trabalhar a consciência dos estudantes sobre a preservação ambiental e a sustentabilidade.

Todo o trabalho é proveniente das parcerias firmadas, entre elas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura e empresas.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata