01/02/2019 15h19 - Atualizado em 01/02/2019 15h20

Sedu anuncia reabertura da Escola Estadual Mata Fria, em Afonso Cláudio

A Secretaria de Estado da Educação anunciou a reabertura da Escola Estadual Mata Fria, na zona rural de Afonso Cláudio. O ensino médio não funcionava na unidade desde o ano de 2015. A escola foi fechada no final de 2015, quando contava com 61 alunos matriculados, que frequentavam os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Na reabertura, a escola vai abrir 120 vagas.

“É com muita alegria que anunciamos a reabertura de um dos casos mais emblemáticos de fechamento de escolas na gestão anterior. Da parte da Sedu e do governador Renato Casagrande, desejamos muito sucesso aos novos alunos do ensino médio noturno da região”, enfatizou o secretário da Educação, Vitor de Angelo.

Com o fechamento, os pais foram orientados à época a matricular os filhos na escola “Elvira Barros”, no distrito de Serra Pelada. Mas a grande parte dos alunos desistiu dos estudos, já que a unidade indicada fica a cerca de 80 quilômetros da localidade, passando por uma estrada perigosa e sem pavimentação.

Os estudantes interessados podem solicitar matrícula para o Ensino Médio noturno de 04 a 11 de fevereiro. O resultado está previsto para até 15 de fevereiro e o responsável ou o próprio estudante, quando maior de idade, deve comparecer à unidade escolar para efetivar a matrícula até o dia 22 de fevereiro.

Chamada Pública Escolar 2019 – Escola Estadual Mata Fria

A Chamada Pública Escolar é o processo de matrícula na rede estadual que tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas e a sua permanência no processo de escolarização.

O período da pré-matrícula para a Escola Estadual Mata Fria ocorrerá do dia 04 ao dia 11 de fevereiro, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br -, no banner Chamada Pública Escolar 2019. Nesta etapa, podem solicitar uma vaga estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não estejam matriculados em qualquer uma das redes de ensino.

O estudante que já está matriculado em outra escola da rede estadual de ensino e quiser se transferir para a Escola Estadual Mata Fria também deverá participara da Chamada Pública Escolar, por meio da solicitação de pré-matrícula.

Aqueles que solicitaram pré-matrícula devem conferir o resultado da solicitação, no dia 15 de fevereiro, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2019. O estudante que não tiver acesso à internet pode se dirigir a uma das escolas da rede pública estadual para realizar a sua solicitação de matrícula ou procurar a Superintendência Regional de Educação (SRE) Afonso Cláudio, que fica na Avenida Marechal Deodoro, nº 72, Centro.

A efetivação da matrícula deverá ser realizada até 22 de fevereiro. Nessa etapa é muito importante a participação das famílias. Para efetivação da matricula, é necessário que os pais/responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, compareçam na secretaria escolar da unidade na qual a vaga foi localizada e que sejam apresentados os seguintes documentos relacionados abaixo:

Fotocópia da certidão de nascimento, ou de casamento, ou da Carteira de Identidade do aluno;

Fotocópia do comprovante de residência do aluno, por meio da fatura de energia;

Laudo médico, para aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação;

Histórico Escolar ou Declaração Escolar; fotocópia do CPF ou da Carteira de Identidade (constando o número do CPF), do responsável pelo aluno ou do próprio aluno, quando maior de idade

Cartão de Vacinação dos alunos de até dezoito anos de idade.

Texto: Emanoele Rocha e Gustavo Rosa

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Gustavo Rosa / Emanoele Rocha/ Caê Guimarães

mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/gprosa@sedu.es.gov.br/ecsrocha@sedu.es.gov.br/celguimaraes@sedu.es.gov.br

3636-7705 / 7706 / 7707