Menu

SEDU Secretaria da Educação

brasão Governo do Estado Espírito Santo
SEDU - Secretaria da Educação

CEEFMTI Aristeu Aguiar realiza semana dedicada à educação inclusiva

Publicado em: 02/07/2026 16h53 - Atualizado em: 02/07/2026 16h53
CEEFMTI Aristeu Aguiar realiza semana dedicada à educação inclusiva

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Aristeu Aguiar, em Alegre, realizou, entre os dias 22 e 26 de junho, a Semana de Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva, organizada pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com a colaboração da professora de Arte, Gracianne Garcia.

As atividades foram voltadas à conscientização sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como principal ação, foi organizado o espaço interativo "Viver as Diferenças", composto por ambientes sensoriais que possibilitaram aos estudantes vivenciar situações relacionadas às deficiências, promovendo reflexões sobre acessibilidade, empatia, respeito às diferenças e inclusão.

Ao final do percurso, os participantes visitaram uma exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes do AEE, abordando a valorização da diversidade, das relações étnico-raciais e o combate ao preconceito, encerrando a experiência com o registro das percepções e dos aprendizados em um painel coletivo de post-its.

A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Daiane Maciel Chagas, destacou o impacto da iniciativa na percepção dos estudantes. “Todos demonstraram compreender o quanto determinadas situações podem ser complexas para pessoas com deficiência. Foi possível perceber mudanças imediatas de postura, respeito durante as atividades e interesse em aprender formas mais inclusivas de interação”, afirmou.

A professora de Arte, Gracianne Garcia, também avaliou positivamente a experiência. “Os estudantes apreciaram muito as vivências e demonstraram grande envolvimento ao longo das atividades. A experiência proporcionou uma nova compreensão sobre as limitações humanas, incentivando reflexões sobre suas atitudes diante dos colegas com deficiência ou outras necessidades específicas e fortalecendo valores como empatia, respeito e inclusão”, ressaltou.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707