Menu

SEDU Secretaria da Educação

brasão Governo do Estado Espírito Santo
SEDU - Secretaria da Educação

Escola da Serra utiliza ferramenta digital em revisão de Ciências

Publicado em: 30/06/2026 14h33 - Atualizado em: 30/06/2026 14h33
Escola da Serra utiliza ferramenta digital em revisão de Ciências

Estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, participaram, no dia 23 de junho, de uma atividade de revisão sobre os ecossistemas brasileiros, por meio da plataforma digital Plickers.

A prática foi desenvolvida pela professora de Ciências Joseanne Favalessa Cardoso. A proposta utilizou questões interativas sobre as características dos principais ecossistemas do Brasil, abordando aspectos como biodiversidade, disponibilidade de água, tipos de solo, temperatura, fauna e flora.

Durante a atividade, os estudantes responderam às perguntas utilizando cartões individuais. As respostas foram registradas pela plataforma e apresentadas em tempo real, permitindo que a professora acompanhasse a compreensão da turma e realizasse intervenções durante a revisão.

Antes do início da dinâmica, os alunos receberam orientações sobre o funcionamento dos cartões e participaram de uma rodada de treinamento. A estratégia contribuiu para que os estudantes utilizassem a ferramenta com mais segurança durante a atividade.

Segundo a professora Joseanne Favalessa Cardoso, o uso da plataforma favoreceu o acompanhamento da aprendizagem. “A utilização do Plickers tornou o momento de revisão mais participativo e dinâmico. A ferramenta permitiu acompanhar em tempo real a compreensão dos estudantes, favorecendo intervenções pedagógicas mais precisas e fortalecendo o processo de aprendizagem”, afirmou.

A atividade contribuiu para a revisão e consolidação dos conceitos relacionados aos ecossistemas brasileiros. Os estudantes também puderam diferenciar os principais ecossistemas, relacionando características físicas aos elementos da fauna e da flora.

Para o estudante Miguel Oliveira Santos, a proposta ajudou na compreensão dos conteúdos. “A atividade foi interessante porque conseguimos responder às perguntas de forma diferente e acompanhar os resultados na mesma hora. Isso ajudou a entender melhor os conteúdos”, relatou.

A estudante Maria Eduarda Ferreira também destacou o formato da revisão. “Gostei porque a revisão ficou mais dinâmica e conseguimos aprender com os erros e acertos da turma”, contou.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

 Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707