SEDU Secretaria da Educação

brasão Governo do Estado Espírito Santo
SEDU - Secretaria da Educação

Estudantes de Afonso Cláudio exploram cultura afro-brasileira em atividades de arte e moda

Publicado em: 03/11/2026 15h57 - Atualizado em: 03/11/2026 15h57
Estudantes de Afonso Cláudio exploram cultura afro-brasileira em atividades de arte e moda

Estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, em Afonso Cláudio, estão desenvolvendo a eletiva “Vestindo Histórias: Arte, Moda e Identidade Afro-Brasileira”, que utiliza a produção artística e artesanal para trabalhar a história, a ancestralidade e a diversidade cultural dos povos africanos e afro-brasileiros.

Durante as aulas, os estudantes confeccionam colares com miçangas, pulseiras e outros acessórios, além de customizarem roupas que serão apresentadas em um desfile cultural. Os tecidos utilizados no projeto são pintados e decorados pelos próprios alunos, com grafismos, cores, símbolos e elementos inspirados em diferentes regiões e culturas do continente africano.

A proposta também envolve pesquisas sobre países e regiões da África, suas tradições, manifestações artísticas, vestimentas e costumes. A partir dessas atividades, os estudantes relacionam os conhecimentos históricos e culturais à produção das peças, reconhecendo a diversidade do continente africano e as contribuições de seus povos para a formação da sociedade brasileira.

A eletiva é desenvolvida pelas professoras Lucimar Ramos, de Filosofia, e Elielma Janaina Maria Rocha Vicente, de Inglês, e articula conteúdos de Arte, História, Filosofia e Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

Para a professora Lucimar Ramos, a proposta permite trabalhar a ancestralidade e o respeito à diversidade por meio de experiências práticas. “Por meio da arte, da confecção de acessórios e da pintura dos tecidos, nossos estudantes aprendem que cada detalhe conta uma história. Nosso objetivo é promover o respeito à diversidade, fortalecer a identidade negra e combater o racismo. Educar também é valorizar nossas raízes!”, destacou.

O estudante Luiz Estevão Ribeiro, da 2ª série do Ensino Médio, também ressaltou os aprendizados proporcionados pela eletiva. “Participar dessa eletiva foi uma experiência muito importante. Aprendemos sobre a cultura africana, confeccionamos acessórios e pintamos tecidos contando histórias. Descobrimos a riqueza das nossas raízes e a importância de respeitar as diferenças”, relatou.

A culminância da eletiva está prevista para o dia 19 de novembro, com o desfile “Realeza da Cultura Afro-Brasileira”. Na ocasião, serão apresentadas as roupas e os acessórios produzidos pelos estudantes ao longo das aulas, em uma atividade de socialização das aprendizagens e valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707