PAEBES ALFA
O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Alfabetização (Paebes Alfa) objetiva avaliar a aprendizagem em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática das crianças do ciclo de alfabetização matriculadas no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede pública estadual. Participam, por adesão, as redes municipais e escolas particulares.
O Paebes Alfa é censitário e sua realização subdivide-se em duas etapas: a primeira, conhecida como avaliação de entrada ou primeira onda, que se destina aos estudantes do 1º ano que realizam uma avaliação no primeiro semestre do ano; e a segunda etapa, avaliação de saída ou segunda onda, realizada com os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental ao final de seus respectivos anos letivos. Essa abordagem longitudinal, avaliando um mesmo grupo de alunos no início e no final do ano, permite analisar de forma mais efetiva a aprendizagem no ambiente escolar.
A metodologia de construção e de análise dos resultados do Paebes Alfa tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que viabiliza aferir a proficiência média dos estudantes dentro de padrões de desempenho (abaixo do básico, básico, proficiente, avançado), e a Teoria Clássica dos Testes (TCT), que proporciona o cálculo do percentual de acerto por item e descritor.
O Paebes Alfa utiliza-se, igualmente, de questionários contextuais respondidos pelos responsáveis dos estudantes, docentes e gestores. O objetivo é qualificar e aprofundar os resultados da avaliação, identificando fatores extraescolares que possam esclarecer o desempenho dos estudantes assim como subsidiar decisões de políticas públicas e educacionais.
Legislação
- Lei Nº 10.382, de 24 de Junho de 2015 (Plano Estadual de Educação)
- Portaria nº 064-R, de 24 de maio de 2017.
- Portaria Nº 019-R, de 26 de janeiro de 2018.
- Portaria Nº 168-R, de 23 de dezembro de 2020.
Resultados do Paebes Alfa Ensino Fundamental (1, 2º e 3º anos) da Rede Estadual - 2009 a 2019.
Ano |
Prova |
1º Ano EF |
2º Ano EF |
3º Ano EF |
2009 |
Língua Portuguesa |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
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2010 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
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2011 |
Língua Portuguesa |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
|
2012 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
|
2013 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
|
2014 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
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2015 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
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2016 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
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2017 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
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2018 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
|
2019 |
Língua Portuguesa |
AVANÇADO |
AVANÇADO |
PROFICIENTE |
Matemática |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
PROFICIENTE |
Fonte: SEDU / /SEPLA / GEIA / SAE