SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala que tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas. Os resultados do Saeb, as taxas de rendimento escolar e as informações prestadas pelas escolas por meio do Censo Escolar são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em cada série/ano, os componentes curriculares avaliados são: 2º ano do EF (Língua Portuguesa e Matemática); 5° e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª ou 4ª série do Ensino Médio (Língua Portuguesa, Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A metodologia utilizada é a teoria de resposta ao item (TRI), sendo avaliação de aplicação bianual e censitária para a rede pública e amostral em redes privadas. A responsabilidade por todo o processo é do INEP.

CLIQUE AQUI e acesso aos resultados do SAEB

  • A escala de desempenho varia de 0 a 500 pontos, divididos em 10 níveis de proficiência que se diferenciam de acordo com a etapa da Educação Básica.

    Considerando os resultados na avaliação do SAEB, o gráfico abaixo apresenta a evolução da proficiência em Matemática entre as etapas e as setas indicam a evolução dos níveis de proficiência em que se encontram os alunos de cada etapa.

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Matemática 13/04/2021 png Baixar
  • A escala de desempenho varia de 0 a 500 pontos, divididos em 10 níveis de proficiência que se diferenciam de acordo com a etapa da Educação Básica.

    Considerando os resultados na avaliação do SAEB, o gráfico abaixo apresenta a evolução da proficiência em Língua Portuguesa entre as etapas e as setas indicam a evolução dos níveis de proficiência em que se encontram os alunos de cada etapa.

    Conteúdo Atualização Formato Tamanho
    Língua Portuguesa 13/04/2021 png Baixar
    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

    Script LAI